Sobre a FEPRAN

A FEPRAN - Futebol de Mesa surgiu como uma reunião de amigos (Marcelo, Pablo, Renato, Diego, Eduardo e Zequinha), que se juntaram para começar a disputar pequenos torneios de futebol de mesa no ano de 1994. Nesse primeiro ano não existia organização e os torneios não foram registrados.
Em 1995, surgiu a necessidade de se organizar e criar regulamentos, e nessa ocasião criaram uma liga de clubes, e surgiu assim o Campeonato de Interclubes. As regras eram simples, sem limites de toques, e usando dadinho ou botão de camisa como bola.
O Campeonato de Interclubes foi disputado regularmente durante 5 anos, com exceção do período entre o 17º e o 18º, que houve um espaço de tempo grande, sendo criado o I Torneio Preparatório (Torneio de Outono) para as equipes se prepararem antes da disputa do 18º Interclubes.
Nesses 5 anos iniciais, a Cesp Unimep consolidou-se como a maior força, seguida (não tão de perto) pelo Verona Club e Bad Boy, este que superou a Blue Company.
Em 2000, logo após o Torneio de Verão, os clubes resolveram extinguir o Campeonato de Interclubes e criar um novo campeonato, este novo formato iria começar a registrar os autores dos gols nos jogos, para criar a artilharia. A princípio, a Blue Company sugeriu que esse novo torneio fosse chamado de Torneio Nordestão, em alusão ao local onde era disputado (a Praça do Nordeste, em Bangu), mas logo os demais clubes chegaram ao acordo de que o novo torneio se chamaria Taça Rio.
A Taça Rio fez grande sucesso, e jogadores (botões) como Branco e Rosinha provaram que realmente eram os principais entre todos os clubes.
Nessa Taça, a superioridade da Cesp não foi tão grande como no Interclubes, o que dividiu o campeonato em 2 polos distantes, com Cesp, Verona e Bad Boy de um lado e Blue Company, Quebra Vento e World Sky do outro.
As 3 primeiras Taças Rio foram disputadas em 2000, a 4ª foi disputada em 2002, a 5ª em 2003 e a 6ª em 2005, ano em que foi disputado o Torneio de Primavera, que marcou o início de um longo tempo sem disputas e torneios, e que marcou também o último campeonato disputado pelo Bad Boy.
Em 2013 surgiu o desejo de uma reorganização e revitalização na organização das disputas, sendo oficialmente criada a FEPRAN-FutMesa (Federação da Praça do Nordeste de Futebol de Mesa). Uma reunião marcou a retomada das atividades da Federação, sendo realizado primeiro campeonato com clube convidado (Real Clube) desde o 25º Interclubes, que teve a participação do Ajax.
O ano de 2013 marcou a retomada da FEPRAN e os preparativos para os 20 anos da Federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário